Entenda quando a Cirurgia Odontológica é a solução

Olá, pessoal! Um dos grandes medos que percebemos entre os pacientes aqui na Alexandre Derenzi Odontologia está relacionado à extração de dentes. “Vou precisar operar?” é uma das perguntas que mais se repetem! Por isso resolvemos fazer este artigo para esclarecer quando a Cirurgia Odontológica se aplica e tranquilizar os que podem seguir outros tratamentos.

Qual é a importância da cirurgia odontológica?

Esse é um ponto importante que gostaríamos de abordar antes de passar para cada indicação de cirurgia odontológica. É fundamental ter em mente que nenhum dentista ético e profissional irá fazer essa opção para ganhar tempo em outro tratamento ou mesmo aumentar o número de consultas do paciente.

O ponto é que a não remoção de dentes ou fragmentos dentários pode gerar uma infecção, que virá acompanhada de inchaço e dor no local, e caso não tratada corretamente é a porta de entrada para doenças mais sérias e até a formação de tumores. Entendemos que os pacientes podem pensar “Mas eu nem estou com dor e o dente não está aparecendo”, será que a cirurgia odontológica é necessária? Por isso é tão importante consultar um dentista de sua plena confiança, assim ele irá antever o problema (salvo em atendimentos de emergência) e optar pela extração quando é realmente necessário.

Quando a cirurgia odontológica é indicada?

Entenda quando a Cirurgia Odontológica é a solução

Aqui nós vamos elucidar em quais situações a cirurgia odontológica é geralmente indicada e quando pode ser evitada. Vale ressaltar que cada paciente possui as peculiaridades do seu caso e características individuais que podem impactar na decisão de optar por esse tratamento, então caso tenha alguma dúvida, agende uma visita com a gente.

  • Nascimento completo, parcial ou detecção de sisos

Nada mais justo do que começar com a situação mais famosa dentre as cirurgias odontológicas, certo? Os sisos são os terceiros molares da nossa arcada dentária, que ficam localizados no fundo, mais próximos à articulação temporomandibular. Na maioria dos casos, esses dentes não se desenvolvem corretamente, podendo gerar problemas de posicionamento para todos os outros ou proporcionando uma situação de difícil limpeza.

Nem todas as pessoas possuem sisos, por isso não ache que qualquer incômodo na região está ligado ao seu nascimento! Para os que possuem, ele pode ser retirado através da cirurgia odontológica antes ou depois de nascer, e quanto mais cedo menos difícil será sua extração, já que a raiz será menos desenvolvida. Mas atenção: se não causarem problemas, os sisos poderão ser mantidos.

  • Dentes “extras” ou supranumerários

Você deve ter visto ou já passou por isso você mesmo: às vezes nascem dentes em locais inconvenientes e acima da contagem normal, que inclui 20 dentes de leite e 32 definitivos.

Nesses casos, a extração se faz necessária para que toda sua arcada dentária não seja afetada e o local não fique sujeito a cáries, pela dificuldade de higienização. É extremamente aconselhável que essa cirurgia odontológica seja realizada antes do nascimento desses dentes “extras”, para prejudicar o mínimo possível o bem-estar dos pacientes.

  • Tratamentos Ortodônticos

Entenda quando a Cirurgia Odontológica é a solução

Durante o tratamento ortodôntico – que visa o reposicionamento dental pelo uso dos aparelhos fixos ou móveis – é possível que o dentista perceba a necessidade de extrair um ou mais dentes através de uma cirurgia odontológica. Contudo, essa opção e seus objetivos devem ser explicados detalhadamente ao paciente.

Isso acontece porque a extração pode ser estritamente necessária, ou seja, se não ocorrer irá impedir o correto posicionamento dos dentes; mas também poderá ocorrer com o intuito de tornar menos difícil o por vezes longo caminho do tratamento, onde o paciente passa por alguns incômodos naturais do processo.

No segundo caso, reposicionar algum dente pode levar muito tempo e não possuir a garantia de que ele irá se comportar bem na posição correta, o que geraria um transtorno em dobro, pela necessidade de extração após o reposicionamento. Quem já usou aparelho sabe do que estamos falando! Em qualquer um dos casos, reforçamos que é muito importante ter plena confiança no seu dentista, só assim você poderá ter a tranquilidade de que a cirurgia odontológica era realmente necessária e assim lidará melhor com o pós-operatório.

Gostaram do artigo? Se ainda restaram outras dúvidas, sobre a Cirurgia Odontológica ou qualquer outro procedimento, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.