Qual o objetivo?

O objetivo da cirurgia odontológica é não comprometer as funções físicas do paciente e estética do sorriso ao se retirar dentes infectados ou fragmentos dentais que podem se tornar focos infecciosos na boca.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento cirúrgico na Alexandre Derenzi Odontologia é, primeiramente, analisado pelo dentista avaliando as necessidades e consequências da não remoção de determinados dentes. Caso a melhor opção seja a retirada de um dente, seja por quadro infeccioso, mobilidade de outros dentes (como o caso do siso) ou até mesmo tumores causados por fragmentos dentários, o cirurgião fará uso de anestesias locais e, comumente, de medicamentos para controlar a ansiedade do paciente, devido ao medo da cirurgia.

O resultado das cirurgias operadas por bons profissionais também depende do pós-operatório do paciente que deverá higienizar a área com extremo cuidado, alimentar-se de refeições mais geladas e não tão sólidas além do uso adequado de de analgésicos e/ou antibióticos, se for o caso.

Algumas das principais cirurgias odontológicas são:

  • Extração de sisos: Os dentes do siso são os terceiros molares que, na maioria dos casos, não se desenvolvem de maneira completa e correta, podendo não erupcionar ou irromper incorretamente por causa da falta de espaço. Essa cirurgia pode ser realizada antes ou depois do dente siso ter nascido. No primeiro caso, a consulta com o dentista é crucial para saber se antes do dente nascer ele não prejudicará a situação dos demais dentes da arcada dentária. Vale lembrar que se o nascimento dos dentes sisos não provocar nenhuma alteração ou prejuízos para o paciente, esta cirurgia não é indicada.
  • Extração de dentes supranumerários: Dentes supranumerários são os dentes que excedem a contagem normal dos 20 dentes de leite (decíduos) ou os 32 dentes permanentes, que podem interferir o posicionamento dos dentes vizinhos, mesmo estando irrompidos ou retidos. É extremamente aconselhável que essa cirurgia seja realizada de forma adiantada pois irá favorecer melhores resultados.
  • Extração de dentes com finalidade ortodôntica: em algumas situações ortodônticas, faz-se necessário as extrações de um ou mais dentes para acomodação e espaço de outros dentes mal posicionados na arcada dentária, preservando o alinhamento e estética final dos resultados.

Quais são os riscos de não realizar uma cirurgia dentária?

A não remoção de dentes ou fragmentos pode gerar quadros infecciosos, dor e inchaço local, levando a quadros graves de doenças sistêmicas, até mesmo à formação de cistos e tumores.