Saiba a maneira correta de cuidar da gengiva

Uma das maiores vilãs no que se refere à saúde bucal é a placa bacteriana. Para combater esta e todas as doenças relacionadas ao sistema que dá suporte aos dentes, formado pela gengiva, ligamento periodontal e osso de suporte, existe a Periodontia, um dos principais ramos no cuidado com o seu sorriso.

Quando eu devo procurar a Periodontia?

Muitos pacientes têm dúvidas de quando procurar a Periodontia, já que o alinhamento dos dentes, sua coloração e formato, dentre outras características, chamam mais a atenção e apontam para outras áreas, como a Ortodontia, Dentística e Estética.

Mas se você possui algum dos sintomas abaixo, provavelmente está na hora de procurar um dentista com experiência nesta área, confira:

  • Gengiva inflamada, com vermelhidão aparente;
  • Dores na gengiva;
  • Hipersensibilidade na gengiva;
  • Restos de alimentos nos espaços entre os dentes, impedindo sua higienização completa;
  • Sangramento na gengiva, durante a escovação ou alimentação;
  • Formação de pus na gengiva;
  • Mau hálito;
  • Mobilidade dos dentes.

Por que a Periodontia vai melhorar minha saúde bucal?

Saiba a maneira correta de cuidar da gengiva

Para ter uma saúde bucal em dia, é preciso que o conjunto das estruturas da boca esteja saudável. De nada adianta ter dentes alinhados se a sua gengiva está severamente comprometida, por exemplo.

Assim, a Periodontia irá garantir que a placa bacteriana não se acumule e desencadeie problemas piores, permitindo que a base do seu sorriso fique totalmente protegida pela gengiva e, paralelamente, que você possa realizar a higienização do local de maneira correta.

Só através da prevenção é possível evitar gengivites e periodontites, que são processos infecciosos que podem resultar em sérios danos. Nos casos mais severos, o não tratamento pode até ocasionar perda de dentes e ossos de sustentação dental.

O que é e quais são as causas da placa bacteriana?

Saiba a maneira correta de cuidar da gengiva

A placa bacteriana nada mais é do que uma crosta formada por restos de alimentos e bactérias, que se aproveitam dos nutrientes contidos nesses restos.

Localizada geralmente nos espaços entre os dentes e na parte mais rente à gengiva, a placa pode causar cárie e gengivite, por isso é tão importante manter a atenção redobrada quando se trata dos cuidados diários com a saúde bucal.

Vale ressaltar que ela é causada pela falta de limpeza adequada desses locais, mas algumas vezes essa retirada dos restos só pode ser feita pelo dentista. Isso porque em algumas pessoas o posicionamento dos dentes impede que a escova e o fio dental atinjam esses locais.

Caso não seja feita a higienização regular, essa película chamada de placa bacteriana evolui para a formação do tártaro, que é sólido e só um dentista consegue remover, através das técnicas que vamos explicar mais abaixo.

Como a Periodontia vai solucionar os meus sintomas?

Saiba a maneira correta de cuidar da gengiva

Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, durante a consulta de rotina dos nossos pacientes nós avaliamos clinicamente a gravidade do caso e indicamos o melhor tratamento ou associação de tratamentos em Periodontia. São eles:

  • Raspagem supra e subgengival: o objetivo deste tratamento é retirar, utilizando pequenos ganchos metálicos ou aparelhos ultrassônicos, todo o material que está preso na gengiva, tanto em forma de placa bacteriana quanto de tártaro.
  • Gengivectomia: essa cirurgia é indicada para reparar a gengiva excedente, que muitas vezes é responsável pelo acúmulo de restos de alimentos, tornando o a proporção com os dentes mais harmônica e também facilitando a limpeza.
  • Cirurgia para aumento de coroa clínica: cirurgia recomendada para alguns casos em que o Espaço Biológico Periodontal, que tem entre 2 e 3 milímetros e fica entre a coroa e o topo do dente, precisa ser recuperado, permitindo manter a gengiva saudável.
  • Tratamento de abcesso periodontal: é urgente e indicado para as situações mais graves, quando a infecção nas gengivas evoluiu para um abcesso, formando pus no interior das estruturas, podendo levar até a perda de dentes.

Em caso de outras dúvidas, sobre esta área ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.