A dentística restauradora é a área da odontologia que restaura a forma e a função dos dentes avariados por cáries ou traumas através da restauração e/ou reconstrução.

Qual o objetivo da dentística restauradora?

O objetivo da dentística restauradora é a estética, a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão. Entre outros serviços, os principais serviços desta área da odontologia envolvem o clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

As restaurações em resina são muito empregadas na dentística restauradora para aperfeiçoar a forma dos dentes, reparar dentes quebrados ou manchados, trocar restaurações antiquadas ou ainda no processo de reparo de cavidades provocadas pelas cáries. Atualmente, existe uma infinidade de cores de resina, permitindo ao dentista reproduzir a cor de cada dente com extrema exatidão, tornando a restauração imperceptível. Apesar das resinas serem um material muito resistente, necessitam ser trocadas de tempos em tempos, geralmente anos, pois depende do estado da avaria tratada e do tamanho da restauração. Essa análise deverá ser realizada pelo profissional através de consultas periódicas para que a saúde dental e a preservação da estética do sorriso do paciente seja a prioridade na execução do tratamento.

Como a restauração é feita?

A primeira etapa é a retirada do tecido cariado com instrumento de alta rotação. Logo após a remoção inteiriça, é realizada uma reparação na cavidade com material específico para, em seguida, polir e finalizar o acabamento do material restaurador. Sessões de clareamento posteriores deverão ser avaliadas pelo próprio dentista.

Na Clínica Alexandre Derenzi, utilizamos resinas e porcelanas de última geração para as soluções estéticas restauradoras. As resinas são fabricadas com nanotecnologia, que proporcionam maior resistência a fratura, melhor capacidade para polimento e menor retração à polimerização. Por esse motivo, esse material garante grande resistência à mastigação e baixo índice de sensibilidade e infiltrações, além de maior durabilidade e resultados estéticos superiores.

Também pertencentes ao universo das obturações estéticas, uma ótima alternativa para conseguir um lindo sorriso mais agilmente é o tratamento por base de facetas. Essas peças finas de porcelana são utilizadas para recriar a aparência natural dos dentes, garantindo também força e elasticidade semelhante ao esmalte natural dos dentes. Esse tratamento é perfeito para pessoas com dentes manchados, lascados ou apresentando espaços.

Outro propósito para a utilização de resinas é no tratamento da restauração de colo indicado principalmente para pacientes com grande sensibilidade dentária nessa região, muitas vezes ocasionados por retração gengival, desgaste dentário, lesões de erosão ácida e deformidades de tecidos dentários.

Quais são os riscos de não realizar a restauração?

Não tratar a cárie pode acarretar ao comprometimento degenerativo dos tecidos dentários provocando:

  • Dores gradativamente mais frequentes e intensas;
  • Necessidade de tratamento de canal, caso a cárie avance acometendo a polpa do dente;
  • Ocasional perda do dente, o que prejudica a auto estima.

Quando devo realizar a reavaliação?

As restaurações precisam ser reavaliadas de 6 em 6 meses pois os dentes restaurados são mais frágeis que os dentes íntegros.