Quando a restauração através da dentística não é mais possível devido à grande destruição da coroa dental, o dente precisa ser reposto através de próteses.

Qual o objetivo das próteses?

As próteses dentárias são peças desenvolvidas com o intuito de repor dentes ausentes ou partes do dente reconquistando a função mastigatória e mais beleza ao sorriso do paciente. Existem três tipos de próteses: Unitárias, Prótese parcial e Prótese total.

As próteses totais, comumente chamadas de dentaduras, são as que repõem todos os dentes de uma só vez, através de materiais artificiais em resina em uma estrutura acrílica muito resistente imitando a gengiva. As próteses unitárias são as que repõem um dente isolado através de um bloco ou uma coroa. Próteses parciais repõem um grupo de dentes, como por exemplo pontes fixas ou roath.

Como é realizado o tratamento?

As formas de tratamento por próteses fixas mais utilizadas são:

  • Metalocerâmica: são próteses com uma infraestrutura metálica sendo totalmente cobertas por cerâmica sem expor a estrutura metálica , garantindo alta resistência para tolerar a mastigação e estética excelente.
  • Facetas em porcelana: são pequenas capas desenvolvidas de cerâmica com fina espessura, que são acopladas às faces frontais dos dentes anteriores para aperfeiçoar a aparência do sorriso. Comumente, para cimentar as facetas de porcelana, é necessário realizar desgastes na superfície dos dentes para que o encaixe se torne perfeito e com aspecto natural.
  • Restaurações em porcelana pura: são próteses fixas com porcelana pura que não necessitam de nenhuma subestrutura metálica para dar firmeza e resistência ao material, conferindo resultados estéticos de altíssimo nível.
  • Próteses metal free: as próteses metal free não utilizam metal e a sua estrutura interna são preenchidas por materiais muito resistentes, como zircônia e aluminia e proporcionam melhorias significativas da estética com alta durabilidade, translucidez e menor chance de surgimento de manchas cinzas nas gengivas.
  • Lentes de contato: são laminados ultrafinos e delgados com espessuras diminutas (entre 0,3 a 0,5mm) com o objetivo de modificar a forma e branquear os dentes recobrindo-os com mínima – às vezes, nenhuma – deterioração do esmalte dental.
  • Porcelana EMAX: O Sistema E-Max possibilita a construção de coroas unitárias, laminados, inlays, onlays e pontes fixas de três elementos, livres de metal, com qualidade superior e alta resistência. A mais recente tecnologia aplicada à estética. Sua superfície homogênea e alta resistência deixam a peça muito mais fácil de polir, favorecendo as propriedades naturais como a translucidez, luminosidade e difusão da luz em regiões de restaurações.

Quais são os riscos de não realizar um tratamento de próteses?

Os riscos de não realizar o tratamento por próteses dentárias é o acometimento da harmonia do sorriso, além das funções mastigatórias pois em casos que um dente tenha sido muito avariado, não é possível reconstruí-lo apenas com resinas.