Periodontia é o ramo da odontologia que visa o tratamento das doenças do sistema de suporte dos dentes como: placa bacteriana, gengivite e periodontite, causadas, principalmente, pela formação da placa bacteriana, uma infecção por microorganismos na região próxima à gengiva formada por resíduos de alimentos e bactérias. Caso a placa bacteriana não seja removida, ela pode desencadear cáries dentárias ou tártaro dentário. Além de uma boa higiene bucal, dieta equilibrada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a evitar o desenvolvimento de doenças periodontais.

Qual o objetivo da periodontia?

O objetivo crucial da periodontia é evitar que a placa bacteriana se acumule nos dentes e desencadeie problemas piores para saúde bucal. Inicialmente, o acúmulo de placa bacteriana torna-se tártaro que pode gerar uma gengivite chegando ao estágio de uma periodontite, um processo infeccioso que acomete os tecidos de suporte aos dentes. Muitos dos sintomas podem passar despercebidos, mas quando o paciente toma conhecimento do problema, a integridade do dente acometido pode estar gravemente danificada desencadeando mobilidade dos dentes; gengivas retraídas, sensíveis, sangrantes ou inchadas; formação de pus; e mau hálito.

Como o tratamento periodontal é realizado?

Durante a sua consulta de rotina na Alexandre Derenzi Odontologia, será avaliada a gravidade do caso e indicação do melhor tratamento que pode ser uma limpeza profissional em cenários brandos até cirurgias reparadoras em diagnósticos mais severos. As formas de tratamento periodontais mais utilizadas são:

  • Raspagem supra e subgengival: Seu objetivo é a extração dos tártaros ou cálculos encontrados na superfície radicular (supragengival) e abaixo da linha da gengiva (subgengival) através de instrumentos manuais ou ultrassônicos.
  • Gengivectomia: é uma cirurgia que repara a gengiva excedente tornando a proporção com os dentes mais harmônica, que em alguns casos pode aumentar o depósito de placas bacterianas que requeiram a raspagem subgengival, que é um pouco mais incômoda e dolorida.
  • Cirurgia para aumento de coroa clínica: é uma cirurgia que tem como principal objetivo recuperar o Espaço Biológico Periodontal (2 a 3 milímetros entre a coroa até chegar ao topo da crista óssea) preservando a saúde da gengiva.
  • Tratamento de abcesso periodontal: devido a infecção nas gengivas causadas pela placa bacteriana, a formação de pus pode se tornar uma implicação grave e dolorosa. O tratamento desses abcessos é vital para impedir consequências piores, como a perda do dente, a propagação para outros dentes ou para ossos da face.

Quais são os riscos de não realizar um tratamento periodontal?

As consequências da periodontite sem tratamento podem ocasionar além de mau hálito e sensibilidade dental; abcessos; espaços estendidos entre os dentes que podem alterar toda a estética do sorriso; e em casos severos, a perda do dentes até a perda de ossos de sustentação dental.