Conheça a cirurgia de gengiva que torna o sorriso mais harmônico

Olá, atuais e futuros pacientes da Alexandre Derenzi Odontologia!

Dessa vez o foco do nosso artigo é uma coisa que incomoda muita gente: o sorriso gengival, ou seja, aquele sorriso que deixa muito aparente a gengiva e acaba até ofuscando o brilho dos seus dentes. Mas você sabia que existe solução para isso? É a gengivectomia ou cirurgia de gengiva, que vai além da estética.

Eu sou indicado para a cirurgia de gengiva?

É claro que toda indicação para uma cirurgia odontológica requer uma ida ao dentista, mas o que podemos falar é sobre os casos que geralmente têm como indicação a cirurgia de gengiva.

A primeira pergunta que você deve se fazer é “minha gengiva me incomoda na hora de sorrir?”. Pode parecer óbvio, mas com a sociedade em que vivemos hoje em dia tão preocupada com a imagem, muita gente acaba se incomodando devido ao discurso de outras pessoas! Não existe ser-humano simétrico e nossa boca também é assim, portanto não há nada necessariamente de errado com seu sorriso se a gengiva for um pouco mais aparente. O grande problema é quando isso afeta sua autoestima, atrapalhando suas relações sociais, podendo ser ruim até no trabalho.

O segundo passo é entender por qual motivo a sua gengiva é tão aparente. Como são vários motivos possíveis para o crescimento excessivo dessa região, vamos listar eles aqui embaixo. Veja se você se identifica com algum deles:

  1. Uso prolongado de aparelho ortodôntico fixo
    Esse não é exatamente o motivo, mas a situação na qual o paciente se encontra ou já passou. Resumidamente, o uso do aparelho fixo tradicional torna a escovação, o uso do fio dental e a higiene em geral, mais difíceis. Assim, a placa bacteriana vira um problema recorrente e ocorre o aumento da gengiva. Esse também é um dos motivos que indicamos o uso do aparelho Invisalign.
  2. Hiperplasia por trauma
    Essa atinge principalmente quem usa prótese dentária, parcial ou total (essa última, conhecida popularmente como dentadura). Se você convive com alguém que faz uso, especialmente os mais idosos, já deve ter ouvido falar em “fazer calo” na gengiva. Na verdade esse trauma causa um aumento na gengiva que pode afetar o sorriso.
  3. Hiperplasia por medicamentos
    Alguns medicamentos imunossupressores, anti-hipertensivos, dentre outros, podem gerar crescimento excessivo da gengiva em um percentual de seus usuários. E a situação pode ser agravada pela presença da placa bacteriana. Por isso é sempre fundamental consultar um dentista antes de chegar a qualquer conclusão através de pesquisas na internet.

Como funciona a cirurgia de gengiva?

Conheça a cirurgia de gengiva que torna o sorriso mais harmônico

Apesar dos resultados excelentes, a cirurgia de gengiva é um procedimento simples. Ela é realizada com anestesia local e irá tornar o sorriso do paciente mais harmônico retirando o excesso de tecido mais próximo à base dos dentes.

Vale ressaltar que o objetivo é duplo: além da estética, a diminuição da gengiva facilita o uso do fio dental e da higienização, reduzindo a placa bacteriana, que pode levar a problemas mais sérios.

Artigo: Saiba a maneira correta de cuidar da gengiva

Em caso de qualquer dúvida sobre a gengivectomia, mais informações sobre outro dos procedimentos que realizamos na Alexandre Derenzi Odontologia, ou qualquer outra questão, entre em contato conosco! Será um prazer falar com você.