Descubra os erros mais comuns e cuide da sua saúde bucal

Olá, futuros e atuais pacientes da Alexandre Derenzi Odontologia!

Hoje nós vivemos a Era da Informação, mas nem por isso o conhecimento de qualidade é o mais disponível por aí, não é verdade? Por isso neste artigo nós vamos apontar os erros mais comuns na hora de cuidar da saúde bucal, pra que vocês não tenham nenhuma dúvida e possam deixar o seu dentista orgulhoso! Vamos lá?

  1. A quantidade de pasta de dente

Que tal começar por um clássico!? Risos. Devido ao número gigantesco de propagandas em todos os meios de comunicação, a quantidade de creme dental que geralmente é utilizada pelos pacientes é muito maior do que o recomendado para uma boa saúde bucal. E ainda mais perigoso é que as crianças começam cada vez mais cedo a usar creme dental e fazer sua higiene sozinhas, ou seja, os problemas gerados podem ser precoces e sérios, como a fluorose dentária que são manchas causadas pelo excesso de flúor no esmalte dos dentes.

  1. A escolha e manutenção da escova

Não há ninguém mais indicado para te orientar quanto à melhor escova do que o seu dentista. E se você já perguntou a ele ou ela, sabe que as instruções são simples para manter uma boa saúde bucal: geralmente, as escovas mais indicadas possuem cerdas de dureza média (nem macias e nem duras), pois não machucam a gengiva; crianças e pessoas com problemas na gengiva devem escolher as macias; a altura e a largura também devem ser condizentes com o tamanho da sua boca, sendo pouco recomendável que ultrapassem os 2 centímetros de altura e 2,5 centímetros de largura; se o cabo possuir partes emborrachadas, provavelmente a escovação será mais firme e evitará acidentes.

A manutenção também é um problema que afeta a saúde bucal, pois a maioria das pessoas não lava sua escova após escovar os dentes, tampouco seca – ambas as coisas devem ser feitas, a primeira com água, para eliminar resíduos de alimentos, a segunda com uma toalha limpa, para evitar a umidade. Vale destacar também que a vida útil de uma escova não costuma passar de três meses! Se ela já está com aquele aspecto feio, não menospreze isso e compre uma nova.

  1. A forma de escovar os dentes

Descubra os erros mais comuns e cuide da sua saúde bucal

A sua boca não pode ser comparada com qualquer objeto que necessite limpeza. Ela é um organismo vivo, parte do nosso corpo, essencial para o funcionamento de vários processos internos. Em outras palavras, trate ela com carinho, cuidando da sua saúde bucal como um bem muito precioso! A maioria das pessoas peca pelo excesso de força na hora de escovar os dentes, causando irritação na gengiva e hipersensibilidade, o que pode abrir as portas para uma inflamação que será provocada também por outros fatores. Lembre-se sempre de escovar na parte de trás dos dentes e nas áreas mais internas, onde ficam os molares e pré-molares, nada de focar somente nos dentes da frente! Os movimentos com a escova também devem priorizar a retirada de restos de alimentos entre os dentes e a gengiva, onde se formam o tártaro e a placa bacteriana.

  1. Ignorar o fio dental

Descubra os erros mais comuns e cuide da sua saúde bucal

Uma ferramenta essencial nos cuidados com a saúde bucal é o fio dental! Entretanto, muita gente deixa ele de lado ou só usa em “ocasiões especiais”, como por exemplo depois de comer pipoca, frutas como a manga, dentre outros alimentos. Pense dessa forma: se esses alimentos deixam resíduos visíveis, todos os outros deixam restos praticamente imperceptíveis, mas que se acumulam entre os dentes e a escova não pode alcançar. Por isso o fio dental é tão importante! Ele também é um dos principais aliados na tarefa de impedir a formação da placa bacteriana, e a vantagem é que pode ser carregado em qualquer bolso, mochila ou bolsa. Em casa, ele deve vir antes da escovação e ser realizado com cuidado para não ir muito fundo na gengiva, especialmente quando há algum tipo de irritação prévia. Seu uso prolongado, por outro lado, irá fortalecer essa região, além da saúde bucal como um todo.

  1. Não escovar a língua

Uma das maiores queixas de pacientes é o mau hálito. Mas vocês sabiam que ele pode ser causado pela falta de escovação da língua? Você já deve ter percebido que às vezes se forma uma camada esbranquiçada nessa região. Ela é chamada “saburra” e nada mais é do que placa bacteriana acumulada e se permanecer por um período prolongado, pode até causar xerostomia, que é a sensação de boca seca pela falta de saliva. Por isso lembre-se: escovar a língua faz parte dos cuidados com sua saúde bucal, torne isso um hábito!

Gostou do artigo? Sua opinião é muito importante pra nós! Caso queira fazer algum comentário, sugestão ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com a gente e aproveite para agendar uma consulta! Venha cuidar do seu sorriso aqui na Alexandre Derenzi Odontologia.