Qual o objetivo?

A falta de dentes pode gerar diversos problemas para o indivíduo e para resolver essas dificuldades, é muito aconselhado que se use próteses e implantes dentários para recuperar as funções físicas, como a mastigação e fala, além de focar também na estética facial, repondo a perda de um, alguns ou todos os dentes.

Como é realizado o tratamento?

A instalação cirúrgica dos implantes é realizada de forma rápida e indolor em um processo que envolve duas etapas:

  1. Cirurgia: essa etapa é caracterizada pela instalação de implantes de titânio que substituirão as raízes naturais dos dentes, onde serão afixadas as próteses dentárias.
  2. Prótese: etapa em que as próteses dentárias são instaladas aos implantes substituindo os dentes avariados ou ausentes.

As formas de tratamento na implantodontia mais utilizadas são:

  • Carga imediata: esse tipo de implante é quando o paciente pode fixar dentes sobre os implantes de imediato, unindo a etapa de cirurgia de implantes à colocação das próteses. Essa possibilidade só pode ser avaliada pelo próprio dentista e depende das condições do paciente.
  • Enxerto ósseo (Bio-oss): além da perda de dentes, alguns pacientes podem ter sofrido com atrofia ou reabsorção óssea, tornando os ossos menos espessos e com diminuição de sua altura. Para esses casos, o enxerto ósseo é necessário para possibilitar a realização do implante de forma saudável e preservando as funções físicas e estéticas do paciente. Bio-oss é o melhor e mais atual substituto ósseo (importado da Suíça).
  • Elevação do seio maxilar (Sinus Lift): quando não há osso suficiente para a instalação de implantes em região posterior de maxila, é realizada uma cirurgia através de uma pequena abertura na região lateral da gengiva onde o defeito ósseo se encontra, inserindo-se um material precursor de regeneração óssea. Dessa forma, aumenta-se a altura óssea, permitindo a instalação do implante dentário.

Na Alexandre Derenzi Odontologia, quando um dente é condenado e precisa ser extraído, sempre que possível tentamos realizar a instalação do implante no mesmo momento cirúrgico da extração, ganhando tempo e agilidade eno tratamento.

Quais são os riscos de não realizar um tratamento com implantes?

Não realizar o tratamento de implantes e de próteses pode prejudicar não só as funções físicas de mastigação e fala, mobilidade e perda de outros dentes, assim como prejuízos de toda a estética facial, comprometendo o sorriso de uma pessoa, gerando casos graves de baixa autoestima e até mesmo depressão.