Toxina botulínica é o nome técnico para o popular Botox (abreviação do inglês Botulinic Toxin). Ele é o procedimento estético-funcional não cirúrgico mais realizado no mundo, mas além da sua importância no campo do rejuvenescimento facial, também auxilia no tratamento de sintomas como dores de cabeça decorridas do bruxismo, enxaqueca e disfunção temporo-mandibular (DTM).

Por que aplicar a Toxina Botulínica?

O objetivo da aplicação de toxina botulínica é duplo. Um deles é sua utilização para fins estéticos, como o tratamento e prevenção de rugas hipercinéticas da face. Este tipo de ruga aparece quando contraímos os músculos da expressão facial. No campo da saúde, a toxina botulínica auxilia no tratamento de alguns tipos de dores de cabeça, como aquelas causadas pelo bruxismo, enxaqueca e disfunção temporomandibular. Ajudando neste controle, ela previne o consumo excessivo de analgésicos.

Quem é indicado para aplicação da Toxina Botulínica?

Não há uma idade mais recomendada para se realizar a aplicação de toxina botulínica, pois os fatores que permitem seu uso variam em cada indivíduo. Dentre eles estão condições hereditárias, hábitos como o tabagismo e nível de exposição solar – por questões de trabalho, por exemplo.

Sendo assim, a toxina botulínica é indicada para todos os pacientes que estiverem buscando um ganho estético aliado ao tratamento e prevenção de sintomas do bruxismo, enxaqueca e DTM. A junção dessas duas áreas proporciona um ganho de autoestima elevado com a realização do procedimento.

Como funciona a aplicação de Toxina Botulínica?

A toxina botulínica é aplicada no consultório, sob efeito de anestésico local. O procedimento é rápido, levando geralmente entre 10 e 15 minutos. Um de seus diferenciais é que os efeitos positivos são percebidos em menos de uma semana, usualmente a partir de 4 dias.

Depois da aplicação da toxina botulínica, é importante seguir algumas instruções, mas não há grandes complicações. Nas 4 horas seguintes, não é permitido realizar atividades físicas ou abaixar a cabeça, além de evitar fontes de calor, saunas ou vôo.

Sobre a durabilidade, não é possível prever com exatidão, mas os resultados são previstos para permanecer entre 4 e 6 meses. Esse tempo depende de diversos fatores individuais, que incluem cuidados com a pele e outros hábitos, além do histórico familiar. Com o tempo, a musculatura da região vai recuperando seus movimentos.  Lembrando que é fundamental a associação de procedimentos dermatológicos para a manutenção dos resultados.

Antes de se submeter à aplicação de toxina botulínica, é vital expor suas expectativas ao médico responsável, para que o procedimento atenda aos seus objetivos pessoais dentro dos ganhos estéticos e funcionais.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.