Dentes sensíveis? Saiba por que e como tratar a hipersensibilidade

Olá, atuais e futuros pacientes da Alexandre Derenzi Odontologia!

Neste artigo nós queremos falar com vocês sobre um problema muito comum: os dentes sensíveis, que na linguagem odontológica nós chamamos de hipersensibilidade dentinária. Essa condição afeta 40% dos brasileiros, segundo estudo do Hospital da Face, em São Paulo (SP). Prometemos que só o nome é difícil de entender, mas as explicações de causas e tratamentos são muito simples. Antes, um pedido: se este artigo for útil pra você, deixe um comentário, assim saberemos que estamos no caminho certo. Obrigado!

O que causa os chamados “dentes sensíveis”?

Ao contrário do que muitos podem pensar, possuir dentes sensíveis não aponta para alguma condição genética. Por isso a frase “eu sempre tive dentes sensíveis” pode ser preocupante. A principal causa da sensação de sensibilidade extrema e até dor, é a exposição do interior do dente, através de uma gengiva prejudicada.

Como sei que minha gengiva não está saudável?

Você já deve ter ouvido falar em placa bacteriana, certo? Pois então deve saber que ela se forma quando a escovação e o uso do fio dental não são feitos adequadamente, deixando restos de alimentos nos pequenos espaços entre dentes.

Esses resíduos se acumulam e na sequência se solidificam, formando o tártaro, que é aquela camada branca ou amarelada que às vezes notamos na base de dentes sensíveis – a esta altura, o dono ou dona desta boca já não tem uma gengiva saudável.

Isso porque este é o estágio anterior à gengivite, quando ela fica inflamada, avermelhada e normalmente com sangramentos durante a higienização. Esse processo provoca desgaste no esmalte (espécie de capa do dente, que fica na parte mais externa) e possivelmente na dentina (parte interior, que envolve e protege a polpa), tornando os dentes sensíveis.

O que prejudica também a gengiva é uma escovação mal feita, com muita força, que faz com que ela se retraia na parte lateral e exponha a dentina. Como não foi feita para ficar exposta, a dentina responde mais sensivelmente aos estímulos externos – por exemplo, um sorvete ou aquele cafezinho –, ativando os nervos do núcleo e causando a sensação de dentes sensíveis.

Por que isso torna os dentes sensíveis?

Dentes sensíveis? Saiba por que e como tratar a hipersensibilidade

Você talvez não tenha notado, mas já começamos a explicar. A retração da gengiva, seja qual for sua causa, deixa a dentina exposta e seus túbulos dentários, com isso, torna os dentes sensíveis, vulneráveis a sensações que pode ser bastante desagradáveis.

Essas sensações, que geralmente se manifestam em forma de dores agudas e rápidas, são sinais aumentados dos nervos ao nosso cérebro. Imagine o seguinte: enquanto um carro anda, a parte externa do pneu é feita para tocar o solo; dentro dela, há uma câmara que armazena o ar; e esse ar é o que mantém o carro sustentável.

Traçando um paralelo com nossos dentes, o que mantém a nossa sensibilidade é o núcleo deles, com suas terminações nervosas, pois elas se comunicam com o cérebro. Contudo, foram feitas para terem contato indireto com os alimentos e suas respectivas temperaturas.

A sensação de dentes sensíveis então é causada pela proximidade indevida dos alimentos com a parte interior do dente. Felizmente, o seu tratamento é bastante simples e envolve as técnicas da Periodontia, na qual somos especialistas.

Como é o tratamento para dentes sensíveis?

Antes de qualquer atitude, é necessário consultar um dentista, certo? Somente um exame clínico poderá apontar onde e como essa “conexão clandestina” tornou seus dentes sensíveis e também o que a está causando – alimentação, higienização ou ambos?

Depois disso, é preciso devolver a saúde da gengiva, retirando todos os tártaros e placas bacterianas observadas, para que não haja mais danos. Estando saudável, com o tempo a gengiva ocupa novamente o espaço entre os dentes sensíveis e assim encerra o problema.

Outra atitude recomendada durante o tratamento é diminuir o consumo de bebidas e alimentos com pH baixo (muito ácido), como refrigerantes, café e doces. Eles estimulam a proliferação das placas bacterianas.

Dentes sensíveis? Saiba por que e como tratar a hipersensibilidade

Dependendo da gravidade do caso, é possível que o dentista realize um pequeno procedimento emergencial, adicionando algum tipo de “tampa” com material específico para diminuir a exposição dos dentes sensíveis. Mas atenção: não espere este ponto para procurar um dentista! Se muito avançada, a hipersensibilidade só poderá ser resolvida através de um tratamento de canal.

É sempre bom lembrar que você merece tomar um sorvete, beber um café ou mesmo aquela sobremesa tentadora! Por isso não hesite em procurar tratamento para dentes sensíveis e conquiste a liberdade para sua boca!

Em caso de qualquer dúvida sobre dentes sensíveis, mais informações sobre outro dos procedimentos que realizamos na Alexandre Derenzi Odontologia, ou qualquer outra questão, entre em contato conosco! Será um prazer falar com você.