Entenda quando as Próteses Dentárias são a solução

Existem algumas formas de reparar danos nos dentes e nós já falamos sobre a Dentística Restauradora em outro artigo, mas existem casos mais complexos que somente as Próteses Dentárias podem solucionar.

Quando as Próteses Dentárias são indicadas?

A coroa dental é aquela parte do dente que fica visível fora da gengiva, responsável por amassar e triturar os alimentos. Por diversos motivos – que podem ir de cáries até acidentes -, ela pode estar muito danificada, de maneira que é preciso a reposição através das próteses dentárias.

O objetivo desta substituição ou ocupação do espaço onde antes havia um dente é devolver ao paciente a função mastigatória de sua boca e também seu sorriso, o que muitas vezes pode beneficiar a autoestima e sociabilidade.

Como funcionam as Próteses Dentárias?

Entenda quando as Próteses Dentárias são a solução

Existem basicamente três tipos de próteses dentárias fixas: as unitárias, que substituem um dente; as parciais (também chamadas de pontes fixas), que são destinadas a substituir um conjunto de dentes em determinada região; e as totais, popularmente conhecidas como dentaduras.

Dependendo do objetivo da restauração, o dentista irá aplicar a forma de tratamento através de prótese dentária mais adequada. É válido ressaltar que mesmo sendo uma escolha comunicada ao paciente, nem sempre sua preferência pode ser concretizada, dependendo do grau de comprometimento observado nos seus dentes.

Quais são os tipos de tratamento com Próteses Dentárias?

Com objetivos funcionais e estéticos, o tratamento com próteses dentárias possui variações que serão apresentadas pelo dentista, levando em consideração sempre o bem-estar do paciente. Dentre os mais utilizados atualmente estão:

  • Porcelana E-Max: através do moderno Sistema E-Max, serão produzidas próteses dentárias totalmente sem metal, que podem ser unitárias para substituir a coroa dental, pontes fixas de três elementos, laminados ultrafinos, dentre outros. Essas próteses são o que há de melhor em termos de tecnologia aplicada à estética, além da alta durabilidade e resistência.
  • Metal-Free: além de não possuírem nenhum metal, a parte interna dessas próteses dentárias é formada por materiais ultra-resistentes, como zircônia e aluminia, proporcionando uma qualidade excelente, tanto em termos funcionais quanto estéticos.
  • Porcelana pura: essas próteses dentárias não precisam de subestrutura metálica para garantir firmeza e resistência muito semelhante ao dente, além de ótima estética.

Entenda quando as Próteses Dentárias são a solução

  • Metalocerâmica: como o nome já aponta, esse tipo de próteses dentárias se destacam pela alta resistência para suportar a mastigação, trazida pela união de uma estrutura metálica que fica totalmente oculta.
  • Facetas em porcelana: ganhando cada vez mais espaço, esse tipo de próteses dentárias consiste em pequenas capas individuais de cerâmica, com espessura entre 0,3 e 0,5 milímetros, que são acopladas na parte frontal dos dentes e conferem um aspecto mais branco e homogêneo ao sorriso do paciente.

As Próteses Dentárias além da restauração

Entenda quando as Próteses Dentárias são a solução

Diz o ditado popular que “a primeira impressão é a que fica”. Pois bem: já se imaginou diante de uma situação, seja na esfera profissional ou pessoal, e estar impedido de sorrir diante dela?

Não importa se é uma pessoa importante relacionada a sua carreira ou uma comemoração especial na sua família: você tem o direito de sorrir! Por isso, além da função mastigatória, os benefícios das próteses dentárias são incalculáveis em proporcionar autoestima ao paciente.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.