Descubra como a Odontopediatria pode ser benéfica aos pré-adolescentes

Todo mundo que já passou pela transição da infância para a adolescência sabe que é um período complexo, que envolve descobertas, responsabilidades e muitas mudanças. E não é diferente com a Odontologia! Por isso resolvemos fazer um artigo abordando as situações que começam a aparecer para o pré-adolescente que cuida da sua saúde bucal e os benefícios da Odontopediatria nesta faixa etária. Depois conta pra gente se você gostou!

O que é a Odontopediatria?

Antes de abordar especificamente os desafios e benefícios para o pré-adolescente, vale recordar o que é a Odontopediatria: é o ramo da Odontologia que visa prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança.

Nunca é demais destacar que a fase de desenvolvimento dos dentes e das estruturas que os cercam é extremamente importante para áreas como sociabilidade e expressão individual, pois pode deixar memórias muito vivas para as crianças.

Como a Odontopediatria funciona?

Descubra como a Odontopediatria pode ser benéfica aos pré-adolescentes

Como explicamos há pouco, a Odontopediatria se divide basicamente em três aspectos: prevenção, manutenção e reabilitação. O primeiro deles trata principalmente de uma prática muito importante, a escovação e outros cuidados diários.

Para prevenir cáries e manter uma boa saúde bucal, outro ponto crucial passa pela alimentação. O tempo todo, a criança é estimulada a consumir produtos com alto teor de açúcar, como refrigerantes e doces em geral, ou alimentos que não são tão saudáveis. A força da publicidade é algo que ultrapassa a questão alimentícia e os pais e mães da atualidade não conseguem combater somente com conversas.

Um dos principais estudos divulgados na área da publicidade infantil, feito pela TNS/Interscience, revelou que 80% das decisões de compra das famílias são influenciadas por crianças. Por isso, estimular desde cedo uma alimentação saudável, apresentando combinações diferentes de ingredientes naturais, pode ser decisivo para uma saúde bucal em dia.

Em relação à reabilitação, é importante checar se a criança possui algum problema preexistente, seja por fatores genéticos ou falta de cuidado adequado nos primeiros anos de vida, desde o crescimento dos dentes de leite. Nestes casos, pode ser necessária limpeza e aplicação de métodos ortodônticos, como uso de aparelhos móveis ou fixos, dependendo do caso.

Como a Odontopediatria beneficia o pré-adolescente?

Além de todas as vantagens evidentes da consulta regular com o dentista, a Odontopediatria irá se aliar aos pais ou responsáveis na educação do pré-adolescente, no que se refere especialmente à saúde bucal, mas que terá reflexos em todas as áreas da sua vida.

Vamos explicar esses benefícios ponto a ponto, relacionando com o tratamento conferido aos menores, que ainda não entraram nesta fase. Que tal pegar como exemplo um dos elementos mais básicos – a escovação?

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que escovar os dentes de uma criança não é das tarefas mais fáceis. Uma das principais orientações que nós damos aqui na Alexandre Derenzi Odontologia tem a ver com o exemplo dos mais velhos tornando a rotina de limpeza mais divertida e coletiva.

Em relação ao pré-adolescente, a escovação precisa ser feita conscientemente. Ou seja, ele receberá mais informações sobre o funcionamento da boca, ativando sua curiosidade e facilitando a conexão dessas informações com a atividade diária, combatendo o famoso “esqueci”. E mais: se for irmão ou irmã mais velho(a), ser inserido(a) neste “grupo de exemplo” para o irmão ou irmã caçula o(a) fará se sentir parte da família e com uma baita responsabilidade.

Voltando para as crianças, os pais sempre são encorajados a engajá-las nas ações, porque somente o próprio indivíduo terá a exata noção em caso de dores, sensibilidade e até mesmo poderá apontar aquele incômodo com restos muito pequenos de alimentos em locais invisíveis para os outros.

No caso do pré-adolescente, esse engajamento pode ir mais longe! O dentista poderá lhe perguntar sobre sua rotina de alimentação, quais as técnicas de limpeza mais adequadas para o seu dia, combinar em que momentos pode ser feita a escovação, transferindo uma pequena parcela de responsabilidade para estimular o cumprimentos de regras e combinados.

Descubra como a Odontopediatria pode ser benéfica aos pré-adolescentesPor último, nossa experiência mostra que a maioria dos pré-adolescentes que tomam consciência da importância da Odontopediatria nesta fase se torna um adulto comprometido com a saúde bucal. Seja para si mesmo ou com seus filhos, a chance desse menino ou menina enxergar a Odontopediatria como uma necessidade e não um cuidado extra, como muitos ainda a adotam, é muito grande, bem como os resultados positivos de limpezas regulares e direcionamentos aos melhores tratamentos, como aparelhos ortodônticos.

O saldo geral da Odontopediatria para o pré-adolescente é um pacote completo: mais saúde, mais consciência e mais responsabilidade – que esperamos que gerem mais autoestima e felicidade, ajudando em todas as áreas da vida dele ou dela.

Se ainda restou alguma dúvida, sobre esta área ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.