Saiba como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval

Carnaval é uma época em que a alegria vem em primeiro lugar, geralmente seguida pela vontade de estar com os amigos e pela energia para curtir nos blocos, festas ou desfiles da Marquês de Sapucaí. E nós sabemos que no meio de tanta diversão, os cuidados com os dentes podem ficar em segundo plano, portanto fizemos este artigo com algumas orientações para que não haja danos sérios à saúde bucal de quem não abre mão de pular o carnaval.

Quais são os principais perigos do carnaval para a saúde bucal?

Quando falamos em carnaval, falamos necessariamente em aproveitar as grandes festas do período, seja na sua cidade ou viajando – o que inclui ingestão de diversos alimentos e bebidas. Evidente que essa rotina resulta em menos tempo em casa, consequentemente menos escovação e tudo que normalmente a acompanha no cuidado com a saúde bucal.

Saiba como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval

Este é um dos perigos, mas na verdade a grande vilã por trás da pouca higienização é a placa bacteriana, que tem caminho livre para se formar. Isso acontece devido ao acúmulo dos alimentos ao longo do dia, e pode gerar gengivite, periodontite e em casos extremos até perda de dentes.

Outro ato muito comum no carnaval, pela comodidade, é o consumo de alimentos ou bebidas com alto teor de açúcar, como sorvetes, coquetéis alcoólicos, refrigerantes, sucos de fruta industrializados, balas, dentre outros.

Como sabemos, o açúcar é um dos grandes responsáveis pelo surgimento de cáries, infecção causada por microorganismos, especialmente quando ingerido várias vezes ao dia. A explicação é simples: o açúcar “alimenta” a infecção, que por sua vez libera ácidos orgânicos e baixa o pH (nível de acidez) da boca. Quando o pH fica abaixo de 5,5 durante mais de 30 minutos, há uma substância no tecido dental (fosfato de cálcio) que começa a se desmineralizar, causando o desgaste dos dentes e permitindo o avanço dos microorganismos.

Se basta meia hora para iniciar um processo que pode levar a cárie ao interior do dente e eventualmente a perda do mesmo, pare e imagine o que acontece na sua boca durante um dia repleto de guloseimas e sem saúde bucal. É justamente por isso que fizemos este artigo e vamos dar essas dicas a seguir.

Como manter a saúde bucal e não deixar de aproveitar o carnaval?

Saiba como cuidar da saúde bucal durante o Carnaval

Levando em consideração os dois principais problemas de longos períodos fora de casa – a placa bacteriana e a cárie – nós preparamos algumas orientações que podem te ajudar durante essa semana tão esperada de carnaval. Mas lembre-se: nenhuma delas substitui a correta higienização visando à saúde bucal, tampouco a ida ao dentista!

  • Comece o dia com capricho: se você pretende passar o dia inteiro curtindo a folia, é fundamental que cuide da sua saúde bucal a partir do momento que acordar. Depois do café da manhã, não se esqueça de usar o fio dental, fazer a escovação e caso seja recomendado, use seu anti-séptico bucal.
  • Seja consciente nas suas escolhas: nós sabemos que não é nada fácil substituir um doce por uma fruta, mas ainda existem opções que contém menos açúcar e são tão saborosas quanto algumas clássicas opções. De qualquer forma, se for cabível, carregue algumas frutas para quando sentir fome não recorrer às opções mais fáceis (e menos saudáveis).
  • “Quem não tem cão, caça com gato”: esse ditado popular ilustra muito bem esta dica, onde o cão seria a escova de dentes. O correto cuidado da saúde bucal passa pela escova e fio dental, mas às vezes não é possível, então o que fazer? Um simples bochecho com água ou enxaguante bucal já pode fazer muita diferença! Isso porque ele retira o excesso de resíduos sólidos de alimentos e evita o acúmulo que pode ocasionar a placa bacteriana. Uma opção melhor ainda é carregar consigo um rolo de fio dental, que cabe em qualquer bolso, para retirar esses excessos após a alimentação.
  • Nada de preguiça! Por mais que o dia tenha sido incrivelmente cansativo e longo, não deixe de cuidar da sua saúde bucal ao chegar em casa. Pelo contrário, o que você precisará fazer é usar o fio dental com paciência, evitando sangramentos causados por inflamações que já existiam, e depois fazer a escovação também lentamente, buscando eliminar tudo que ficou.

Gostou do artigo? Sua opinião é muito importante pra nós! Caso queira fazer algum comentário, sugestão ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com a gente e aproveite para agendar uma consulta! Venha cuidar do seu sorriso aqui na Alexandre Derenzi Odontologia.