Entenda como cuidar da saúde bucal das crianças

A presença dos filhos ou qualquer criança em nossas vidas traz muita alegria. Por outro lado, cuidar da saúde bucal desses pequenos indivíduos pode se revelar uma missão difícil, não é? Para isso existe a Odontopediatria, que reúne práticas específicas para esta faixa etária.

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é o ramo da Odontologia que visa prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal da criança. A fase de desenvolvimento dos dentes e das estruturas que os cercam é extremamente importante para áreas como sociabilidade e expressão individual.

Por isso é crucial consultar um dentista especializado          regularmente, pois cada criança possui características individuais na região bucal e o profissional que atua com crianças deve estar apto a identificar os desvios no desenvolvimento da dentição e da oclusão. Só assim ele poderá encaminha-la em tempo hábil para que o ortodontista possa atuar de forma preventiva ou interceptativa, evitando danos maiores no futuro.

Como funciona a Odontopediatria?

Entenda como cuidar da saúde bucal das crianças

Este ramo se divide basicamente em três objetivos: prevenção, manutenção e reabilitação. O primeiro deles trata principalmente de uma prática muito importante, a escovação e outros cuidados diários.

Todo mundo sabe que escovar os dentes de uma criança não é um trabalho fácil. Quando elas deixam de ser bebês e já possuem mais consciência do que está acontecendo ao seu redor e consigo, esta é usualmente a primeira dificuldade dos pais e mães que pode ser resolvida através da odontopediatria. É fundamental, desde o primeiro contato da criança com o dentista, agir de forma educativa, para que a boca comece a ser entendida em sua complexidade e como algo importante para o seu futuro. O exemplo dos maiores, em casa, tornando a rotina de higienização mais lúdica e coletiva, também facilita o trabalho do dentista responsável.

Engajar a criança nas ações também é essencial. Por mais cuidado e carinhos que tenham os responsáveis, somente a própria criança terá a exata noção da dor, sensibilidade e até mesmo poderá sentir restos de alimentos em locais quase invisíveis para outros. Assim, ensinar a escovar os dentes da maneira correta e usar fio dental, quando for necessário, é uma das primeiras ações neste sentido.

Para prevenir cáries e manter uma boa saúde bucal, outro ponto crucial passa pela alimentação. O tempo todo, a criança é estimulada a consumir produtos com alto teor de açúcar, como refrigerantes e doces em geral, ou alimentos que não são tão saudáveis. A força da publicidade é algo que ultrapassa a questão alimentícia e os pais e mães da atualidade não conseguem combater somente com conversas.

Um dos principais estudos divulgados na área da publicidade infantil, feito pela TNS/Interscience, revelou que 80% das decisões de compra das famílias são influenciadas por crianças. Por isso, estimular desde cedo uma alimentação saudável, apresentando combinações diferentes de ingredientes naturais, pode ser decisivo para uma saúde bucal em dia.

Em relação à reabilitação, pode ser que a criança chegue ao dentista com algum problema já existente, seja por fatores genéticos ou falta de cuidado adequado nos primeiros anos de vida, desde o crescimento dos dentes de leite. Nestes casos, pode ser necessária a limpeza e aplicação de métodos ortodônticos, como uso de aparelhos móveis ou fixos, dependendo do caso.

Entenda como cuidar da saúde bucal das crianças

Os pré-adolescentes e adolescentes também são faixas etárias contempladas pela odontopediatria, e além dos métodos e tratamentos já citados, a orientação durante as consultas regulares ao dentista podem ser decisivas para uma boa saúde bucal. O comprometimento com a limpeza e manutenção diárias nesta idade pode ser a principal aliada do paciente.

Por último, é essencial destacar que o resultado positivo de tudo que falamos neste artigo só é possível aliando profissionalismo, técnica e carinho. A ida ao dentista não deve ser, nunca, usada para assustar a criança ou ligada a algo negativo. Da parte da Alexandre Derenzi Odontologia, todo o processo é desenvolvido com muito afeto e bom humor, pois só assim é possível atingir os objetivos que todo pai e mãe necessitam para a saúde bucal dos seus filhos.

Em caso de outras dúvidas, sobre esta área ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.