Entenda como a Bichectomia tem ganhos funcionais, além de estéticos

Dificuldades são normais ao longo da vida e lidar com elas faz parte do nosso crescimento, concorda? Mas felizmente não precisamos aceitar todos os incômodos! A bichectomia é uma das soluções para essas situações, pois auxilia tanto na parte funcional quanto na beleza do seu sorriso – é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é exatamente a Bichectomia?

Bichectomia é uma cirurgia que retira a estrutura conhecida como Bola de Bichat, uma das responsáveis pelo formato arredondado das nossas bochechas.

Ela possui dois objetivos principais: aumentar o espaço interno para mastigação e processamento dos alimentos, podendo ter benefícios até na dicção; e tornar o rosto do paciente mais fino e condizente com a sua expressão.

Quais são os ganhos funcionais da Bichectomia?

Ao contrário do que muitos pensam, a bichectomia tem sim ganhos funcionais. Vamos começar com algo muito comum: a famosa “mordida na bochecha”. Quem nunca cometeu esse deslize na pressa de se alimentar e sofreu com a dor? Só que esse trauma pode se tornar crônico, acontecendo involuntariamente e causando machucados regulares. Através da bichectomia, esse quadro pode ser evitado e solucionado.

Além disso, um espaço reduzido para mastigação pode impedir a correta deglutição dos alimentos. Em outras palavras, não é nada saudável engolir comida que não esteja totalmente mastigada todos os dias, podendo gerar complicações na digestão ou a hábitos alimentares indesejáveis. A bichectomia também auxilia nestes casos.

Quais são os ganhos estéticos da Bichectomia?

Entenda como a Bichectomia tem ganhos funcionais, além de estéticos

A retirada da Bola de Bichat proporciona um efeito que dá a impressão de que as maçãs do rosto estão mais proeminentes. Isso acontece porque a retirada de gordura interna da região acarreta em um afinamento do rosto, logo acima da mandíbula.

O resultado geralmente é mais coerente com a face de quem se submeteu ao procedimento. Por ser uma área que é muito visível e observada, esse benefício estético gera um aumento na autoestima, que pode se manifestar de diversas maneiras a favor do paciente.

Como é realizada a Bichectomia?

Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, a bichectomia é realizada sob anestesia local, sem necessidade de internação hospitalar. O procedimento consiste, basicamente, em realizar uma incisão interna na boca, fazendo a retirada parcial ou completa da gordura nessa região.

Esse caminho permite uma melhor cicatrização, sem deixar marcas aparentes. O pós-operatório da bichectomia é bastante tranquilo. É normal que haja leves inchaços (tratados com compressas de gelo), além de dieta líquida ou pastosa na primeira semana.

O paciente também deve evitar atividades físicas e alta exposição solar – nada de praia ou piscina! – sendo a aplicação de protetor solar com fator de proteção acima de 30 muito importante. Em uma semana costuma ser possível retomar atividades normais, enquanto a volta das atividades físicas depende de cada caso e da avaliação do seu cirurgião.

Se ainda restaram outras dúvidas, sobre a Bichectomia ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.