Entenda os benefícios funcionais e estéticos da Toxina Botulínica

Você provavelmente já ouviu falar do procedimento estético não-cirúrgico mais realizado do mundo: a aplicação de toxina botulínica. Mas o que muitas pessoas não sabem é que as vantagens do seu uso ultrapassam os benefícios estéticos, pois podem ajudar no tratamento de doenças como o bruxismo – aquele ranger de dentes. Por isso fizemos este artigo esclarecendo todos os seus pontos positivos! Esperamos que gostem.

O que é a Toxina Botulínica?

Antes de falar sobre os resultados positivos obtidos pelos pacientes que aplicaram a toxina botulínica, queremos te explicar exatamente o que é essa substância.

A toxina botulínica usada nos procedimentos estéticos é do tipo A, uma das 7 neurotoxinas produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que libera essas toxinas ao se reproduzir. Mas fique tranquilo: só após um processo de purificação, que envolve congelamento a vácuo, ela pode ser introduzida no nosso corpo.

E justamente pelo fato de ser uma neurotoxina, ela se relaciona com neurotransmissores – basicamente, estruturas responsáveis por levar mensagens elétricas do cérebro a outras partes do corpo.

O tipo A possui as melhores características para duração dos efeitos terapêuticos, bloqueando a liberação local de acetilcolina, neurotransmissor responsável pelas mensagens do “comandante” cérebro aos músculos.

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu como funciona o processo, mas para não deixar dúvidas: a toxina botulínica corta essa “linha direta” entre tecido muscular e nosso cérebro, de maneira controlada, para obter os efeitos desejados.

Quais são os benefícios da Toxina Botulínica?

Entenda os benefícios funcionais e estéticos da Toxina Botulínica

Agora vamos direto ao ponto – ou aos pontos, já que são vários os benefícios da aplicação de toxina botulínica. Para evidenciar as diferenças, vamos dividir essas vantagens quanto à parte funcional e estética.

A Toxina Botulínica como tratamento de saúde

A cefaleia – nome técnico da popular “dor de cabeça” -, é uma das condições que mais atinge as pessoas no mundo atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 75% da população mundial sofre com dores de cabeça. Dentre as inúmeras variações e tratamentos indicados, um deles vem demonstrando resultados surpreendentes: a aplicação de toxina botulínica para pacientes com enxaqueca crônica.

Estudos apontam que ela combate a Calcitonina, uma substância que causa dor e inflamação no córtex cerebral. Assim, o tratamento com toxina botulínica impede que ela se fixe nesta área através de aplicações regulares durante alguns meses, beneficiando pacientes que já haviam tentado inúmeros outros tratamentos.

Entenda os benefícios funcionais e estéticos da Toxina Botulínica

Outros sintomas que podem ser tratados estão relacionados ao bruxismo (ranger os dentes) ou à disfunção temporomandibular. O primeiro deles é suavizado ou eliminado por causa da perda de força dos músculos para realizar os movimentos repetitivos que caracterizam o problema. É possível que o paciente também precise fazer uso de placas no início do tratamento ou dependendo do nível de desgaste dos dentes.

Com o mesmo princípio, o tratamento que visa a disfunção temporomandibular visa relaxar a musculatura da mastigação, já que ela faz parte do mecanismo que permite todos os movimentos da nossa boca.

Além dos pontos citados em benefícios diretos, é válido ressaltar que o acúmulo de vantagens da toxina botulínica possibilita um alto ganho de autoestima ao paciente, principalmente porque une a parte funcional com a estética, o que poucos procedimentos conseguem fazer sem maiores intervenções – lembrando que a aplicação leva entre 10 e 15 minutos e é feita no consultório, sem necessidade de ir ao hospital ou internação.

 

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe!  Se ainda tem outras dúvidas, sobre Toxina Botulínica ou algum procedimento odontológico, entre em contato com a gente e aproveite para agendar uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.