Saiba o papel do aparelho móvel no alinhamento do seu sorriso

Olá, pessoal!

Já faz algum tempo que notamos uma reação em boa parte dos nossos pacientes quando falamos em aparelho móvel tradicional: surpresa e desconfiança. Entendemos que isso acontece devido ao avanço da tecnologia dos aparelhos ortodônticos, que levou à criação, por exemplo, do Invisalign – mas isso não quer dizer que o aparelho móvel “tradicional” esteja ultrapassado!

Na verdade ele possui muitos benefícios e pode ser indicado em várias situações. Então resolvemos fazer este artigo para esclarecer quando seu uso é necessário e como ele pode contribuir para um sorriso perfeito.

Quando o aparelho móvel é indicado?

A resposta definitiva para esta pergunta só pode ser dada pelo seu dentista de confiança. O que nós podemos dizer é que o aparelho móvel é indicado em algumas situações – caso você se encaixe em alguma delas, vale a pena ficar atento.

Como você provavelmente já sabe, uma dessas situações é quando a boca ainda está em desenvolvimento. Ou seja, para crianças entre 6 e 12 anos, o aparelho móvel é uma ótima opção, especialmente para aqueles que já possuem alguma imperfeição no alinhamento dos dentes (mas não só para isso). Como ainda passará por transformações naturais, incluindo nascimento de dentes definitivos, crescimento da gengiva, expansão da mandíbula, dentre outros, um aparelho fixo pode comprometer esse processo, por isso só é recomendado após o adeus aos chamados “dentes de leite”.

Não só para crianças e pré-adolescentes, a versatilidade do aparelho móvel existe por sua característica de manter e/ou moldar espaços. Assim, pode ser ortodôntico (alinhando os dentes) ou ortopédico (utilizado nas alterações esqueléticas), ajudando a corrigir dificuldades para engolir, mastigar e até auxiliar na respiração. Se usado corretamente, ele pode evitar futuras cirurgias, bem como o uso do aparelho fixo.

Quais são os benefícios do aparelho móvel?

Saiba o papel do aparelho móvel no alinhamento do seu sorrisoUm dos principais benefícios do aparelho móvel é a manutenção do alinhamento correto do sorriso. Durante todo o tratamento ortodôntico, seus dentes estão sendo movimentados e alinhados; chegando ao posicionamento que era o objetivo inicial, a simples retirada do aparelho fixo acarreta na grande maioria dos pacientes o retorno gradual às posições “naturais” dos dentes (o tempo e a maneira que isso ocorre varia bastante). Por isso, é recomendável que se faça um novo aparelho que irá manter os dentes nesta posição.

Este aparelho móvel é diferente é um tipo de contenção, que pode ser fixa na parte interna dos dentes. Dependendo do comportamento da sua arcada dentária, observada ao longo do tratamento, o aparelho móvel pode até permitir uma “acomodação” do sorriso ao novo posicionamento, sem prejudicar o alinhamento. Como são muitas variáveis em um tratamento ortodôntico, somente a avaliação do seu dentista poderá definir se o aparelho móvel é indicado para você.

Outra vantagem é o fato da higiene bucal ser mais fácil. No caso dos aparelhos fixos, acaba acontecendo uma proliferação da placa bacteriana, pela dificuldade de escovação. Por isso o aparelho móvel larga na frente, pois é removido e limpo após cada refeição – dependendo da situação, ele pode ser usado também durante o sono.

Se ainda restaram outras dúvidas, sobre o aparelho móvel ou qualquer outro procedimento, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.