Conheça e entenda o principal diferencial da Ortodontia Estética

O mal posicionamento dentário pode ser a causa de diversos problemas para a sua saúde bucal. Dentre eles, estão a placa bacteriana e a cárie, mas também um sorriso que causa incômodo e pode chegar a afetar suas relações sociais. Então resolvemos evidenciar os benefícios da Ortodontia Estética, que pode solucionar esses problemas simultaneamente.

Quando eu posso procurar a Ortodontia Estética?

Se você possui problemas de posicionamento dentário e deseja aplicar uma solução que beneficie tanto a sua oclusão – que é a maneira como os dentes se encaixam -, quanto a sua autoestima, a ortodontia estética pode ser o que está buscando.

Os aparelhos ortodônticos são indicados para pessoas de todas as faixas etárias, a partir da adolescência, ao contrário do que diz a crença popular, porque não é necessário que os pacientes tenham a dentição permanente completa.

Como funciona a Ortodontia Estética?

Conheça e entenda o principal diferencial da Ortodontia Estética

A Ortodontia consiste em corrigir um posicionamento dentário imperfeito através do uso de aparelhos fixos ou móveis, para ir movimentando a arcada dentária dos pacientes gradativamente, até que se chegue à oclusão ideal.

A Ortodontia Estética, por sua vez, faz isso com aparelhos sensivelmente mais bonitos, pois são mais discretos e menos perceptíveis, em comparação com os tradicionais de fios e brackets metálicos. Dentre eles está incluído o Insivisalign, e o mais adequado será apontado pelo dentista dependendo do seu caso.

Qual é o diferencial da Ortodontia Estética?

Nenhum tratamento na área de saúde deve ignorar o contexto em que seu paciente vive, bem como seus hábitos e sua relação com a sociedade. Mas o que observamos ao longo dos anos, em todas as faixas etárias, é que o uso do aparelho ortodôntico às vezes provocava uma queda na autoestima.

Podemos pensar no exemplo de um adolescente. Geralmente o jovem vive uma rotina de estudos, em escolas e cursos, ambientes em que infelizmente o bullying ainda é uma prática comum. Dependendo do caso, essa pressão psicológica acabava se revertendo em baixa autoestima, gerada por uma imagem negativa que o paciente absorvia e enxergava no espelho diariamente.

Conheça e entenda o principal diferencial da Ortodontia EstéticaNa faixa etária dos adultos, o uso do aparelho também pode ser visto com restrições e falsas “gozações”. Afinal, “já não foi o tempo para usar aparelho”? É uma pergunta que pode ser ouvida. Para alguns, passar por momentos memoráveis como casamentos de amigos próximos, viagens em família, e registrar tudo em fotos com aquele “intruso” – um aparelho metálico e brilhoso -, gera um outro desconforto.

Este é o grande diferencial da ortodontia estética. Com os mesmos resultados, os aparelhos utilizados possuem design e coloração diferentes, que acabam diminuindo os comentários, não chama a atenção no ambiente de trabalho, e pode até passar despercebido dependendo da situação.

Como paciente, você não deve passar por nenhum outro desconforto em busca do sorriso que você merece. É isso que pensamos aqui na Alexandre Derenzi Odontologia e tentamos colocar em prática na ortodontia estética.

Se ainda restaram outras dúvidas, sobre a Ortodontia Estética ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente ou agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.