Como cuidar dos dentes depois da Páscoa

Todo mundo sabe que a Páscoa é um feriado de origem cristã, pois está relacionado com a morte e ressureição de Jesus, na crença católica. Porém se há um fenômeno unânime nesta data é o consumo de chocolates variados, especialmente os ovos de páscoa, que são preparados somente nesta época.

Passada a Páscoa, ainda restam aqueles bombons, barras de chocolate e até mesmo alguns ovos como lembrança tentadora na geladeira! Por isso é tão importante saber como cuidar dos dentes nesta época do ano e se prevenir contra perigos sérios para a saúde bucal.

Por que o chocolate pode ser perigoso?

Como cuidar dos dentes depois da Páscoa

O chocolate industrializado, em sua grande maioria, possui grandes quantidades de açúcar. E o açúcar, quando entra na nossa boca pode ser extremamente danoso. Ele fortalece a presença da placa bacteriana e se conecta com algumas bactérias, servindo como “combustível” para a cárie.

O pior disso é que neste processo ainda há liberação de um tipo de ácido, responsável pela corrosão do tecido dental. Ao contrário do que o senso comum acredita, é daí que surgem os “buracos” nos nossos dentes e não da ação direta de microorganismos.

Voltando a falar da Páscoa, o consumo excessivo de chocolate da época, especialmente por parte das crianças, precisa ser olhado com muita atenção e requer cuidados extras com a higiene bucal.

Como devo cuidar dos meus dentes depois da Páscoa?

Não tem muito segredo, mas as principais ações que você deve tomar podem pós-Páscoa ser divididas em três etapas. O primeiro passo é espantar a preguiça e caprichar no uso do fio dental e na escovação, no mínimo três vezes ao dia e, se possível, sempre depois de terminar alguma refeição.

Um ponto importante é o tempo decorrido entre comer e escovar os dentes, pois os resíduos de alimentos diminuem em tamanho e ficam bem mais difíceis de serem combatidos quanto maior for este intervalo. É fundamental ressaltar que bebidas ricas em açúcar, como refrigerantes e até mesmo sucos industrializados, também podem ser igualmente prejudiciais para a saúde bucal.

Como cuidar dos dentes depois da Páscoa

O segundo passo é a prevenção. Evite o consumo excessivo de doces, estimule a sua criatividade para não tornar aquele pequeno “estoque” de chocolate na geladeira uma opção fácil de lanche ou sobremesa.  Abastecer a geladeira com frutas da época e pesquisar receitas de doces naturais pode ser uma opção!

Por último, é aconselhável consultar um dentista depois da Páscoa para que ele avalie a presença e o grau de desenvolvimento das placas bacterianas na sua boca. Alguns sinais de que essa consulta é urgente são vermelhidão na gengiva, sangramentos na hora da limpeza e dores durante a alimentação.

Se você não estava com um quadro muito positivo, pode imaginar o que uma sequência de dias consumindo chocolate pode causar, não é? Portanto não arrisque, deixe que a gente cuide do seu sorriso como ele merece e depois continue com as orientações em casa. Lembrando que é aconselhável realizar uma limpeza profissional nos dentes a cada seis meses.

Gostou do artigo? Sua opinião é muito importante pra nós! Caso queira fazer algum comentário, sugestão ou tirar qualquer dúvida, entre em contato com a gente e aproveite para agendar uma consulta! Venha cuidar do seu sorriso aqui na Alexandre Derenzi Odontologia.