Qual o objetivo?

A ingestão exagerada de alimentos que contém corantes fortes pode manchar e criar irregularidades nos dentes. O objetivo do clareamento dental é aperfeiçoar o sorriso ao remover as manchas e criar um aspecto estético melhor para os dentes através de métodos não invasivos que clareiam a superfície dental por meio de géis ou produtos oxidantes.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento de clareamento dental é realizado por moléculas de gel ou radiação a laser que, através da permeabilidade dos dentes, permitem penetrar no esmalte e dentina. Algumas das principais formas de clareamento dental na Alexandre Derenzi Odontologia são:

  • Clareamento Caseiro: o tratamento caseiro de clareamento consiste de um kit com tubetes contendo uma substância clareadora e uma moldeira. A aplicação dependerá do seu estilo de vida, podendo ser utilizada durante o dia e/ou a noite durante o período de tempo designado pelo seu dentista. É muito importante que você relate ao seu dentista seus hábitos alimentares e rotinas, pois comidas e bebidas com muito corante (café, vinho, molhos) e o tabagismo podem comprometer seus resultados.
  • Clareamento Profissional: se você deseja resultados mais ágeis e eficientes, existem opções profissionais com substâncias clareadoras em concentrações mais elevadas. Geralmente, em uma única sessão há um clareamento notável e, dependendo da situação, o dentista pode recomendar um tratamento de clareamento caseiro para otimizar o resultado do tratamento profissional realizado na clínica.
  • Clareamento a Laser: O clareamento a laser é uma maneira profissional efetiva de remover manchas rapidamente no consultório odontológico
  • Clareamento de dentes desvitalizados: O clareamento tradicional consiste em esbranquiçar o esmalte e a dentina, mas há situações em que o clareamento interno é necessário. Isso acontece, geralmente, quando um dente já com canal tratado tem um escurecimento proveniente de excesso do material obturador do canal. É feito com aplicação de um gel nas áreas internas e externas do dente, com utilização do laser ou não, nem sempre em uma única sessão. Em outros casos, há situações em que o indicado é utilizar facetas ou coroas em alguns dentes que apresentam pouco esmalte e dentina, devido a impossibilidade de clareamento por meio de oxidação.

Quais são os riscos de não realizar o tratamento?

Não existem riscos em não clarear os dentes, mas com o passar do tempo, o consumo de alimentos e bebidas podem tornar o nosso sorriso amarelado e opaco afetando a autoestima da pessoa.