Sem medo de sorrir: entenda o tratamento de canal

Olá, pessoal! Um dos maiores medos que percebemos em nossos pacientes, ao longo dos anos, foi em relação ao tratamento de canal. Muita gente foge só de ouvir falar ou pior, evita ir ao dentista se acham que será necessário. Mas também notamos que existe muita desinformação relacionada ao tema, então resolvemos fazer este artigo para explicar como ele funciona e de quebra conscientizar todo mundo da sua importância em alguns casos.

O que é exatamente o tratamento de canal?

O chamado “tratamento de canal” é só um dos tratamentos que podem ser aplicados pela Endodontia, área da Odontologia que cuida da polpa dentária e da raiz dos nossos dentes. Essa parte é interna, fica abaixo daquela camada mais dura (esmalte) e também é composta pela dentina, uma espécie de “recheio” entre a seção mais dura e a mais mole.

Sem medo de sorrir: entenda o tratamento de canal

O tratamento de canal consiste em retirar as partes contaminadas e limpar o restante da polpa quando existe uma infecção mais profunda, causada por uma ou mais cáries, que já atingiram o interior do dente. Assim, evita-se problemas mais sérios, como a própria perda do dente ou que a infecção atinja a corrente sanguínea e se espalhe para outras partes do corpo.

Por que o tratamento de canal gera tanto medo?

É bem simples: a parte externa dos nossos dentes foi feita para resistir ao impacto, temperaturas altas e baixas, dentre outros, para cumprir sua função na mastigação e outros movimentos da boca.

Já a polpa dentária tem uma textura gelatinosa e é a parte responsável pela nutrição, formação de tecido interno, defesa natural, sensibilidade e controle do fluxo sanguíneo – sendo a mais sensível do dente.

Antigamente, para realizar a limpeza do canal, era necessária uma abertura maior na parte de cima do dente, as anestesias locais não eram tão desenvolvidas e o processo levava mais tempo. Nos dias atuais, o tratamento de canal ficou mais rápido e definitivo.

Por incrível que pareça, um dos maiores problemas é a demora na consulta ao dentista. Muitas vezes o paciente se apresenta já com uma cárie avançada, que poderia ter sido tratada antes de chegar à polpa do dente. Em outras palavras, o medo do tratamento acaba piorando a situação e tornando-o mais trabalhoso.

Como funciona o tratamento de canal?

O primeiro passo para o tratamento de canal é fazer uma pequena abertura na coroa do dente para que possa ser acessada a câmara pulpar.

Na sequência, é necessário retirar todo o tecido contaminado pela infecção. Para essa etapa ocorrer de maneira totalmente objetiva, antes do procedimento terão sido realizadas radiografias do dente lesionado. Essa retirada é feita com um pequeno instrumento chamado lima.

Sem medo de sorrir: entenda o tratamento de canal

O terceiro passo é a limpeza dos canais, ou seja, certificar-se de que não há nenhum resíduo da infecção e aplicar algumas substâncias desinfetantes próprias, para assim poder preencher o espaço vazio.

Por último no tratamento de canal, acontece a obturação dos condutos. Os canais são preenchidos com material obturador, para que não haja infecções futuras, e a coroa do dente é fechada proteticamente e pode receber acabamento com fins estéticos de acordo com a vontade do paciente.

É importante destacar que o tratamento de canal, especialmente essa etapa final, pode ser realizado em uma ou mais consultas. Isso pode acontecer para que sejam feitas novas radiografias e assim o dentista possa checar se ainda há infecção, e varia caso a caso.

Espero que você tenha gostado do artigo! Se ainda restaram outras dúvidas, sobre o tratamento de canal ou qualquer outro procedimento odontológico, entre em contato com a gente ou agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.