Descubra a relação das próteses dentárias com a missão da Odontologia

Olá, pessoal! Vocês já devem ter ouvido falar nas próteses dentárias, que podem substituir parcial ou inteiramente a parte de cima dos dentes, chamada coroa dental. Por isso resolvemos ir além e, depois de explicar o seu uso, demonstrar como as próteses dentárias podem ser importantes para a grande missão da Odontologia e do dentista: cuidar da saúde e do sorriso dos pacientes, “sempre fiel aos deveres da honra, da lei, da ética e da ciência”.

O que são as próteses dentárias exatamente?

São os elementos que fazem parte do procedimento adotado quando a dentística restauradora não é mais capaz de reconstruir, em razão de um dano muito grande ao dente. Assim, ele é substituído através de uma prótese dentária.

A evolução tecnológica desses itens foi muito grande ao longo do tempo. Antigamente, elas eram feitas de materiais como o ouro, que voltou a aparecer recentemente nas notícias depois que um famoso jogador de futebol apareceu com o sorriso dourado.

Mas atualmente as próteses são feitas, em sua maioria, com materiais mais resistentes que o ouro e possuem bem menos metal, pois a cerâmica ou porcelana são mais baratos e bastante resistentes (ou mais). Vale destacar que cada caso possui uma necessidade, isso sem falar no desejo estético do paciente! Por isso sempre consulte um dentista experiente e de confiança.

Existem muitos tipos de próteses dentárias?

Na verdade, sim. Porém alguns deles são os mais utilizados por terem sua eficácia comprovada ao longo do tempo e representarem um bom custo-benefício aos pacientes. O material e a escolha, no entanto, não são garantia de durabilidade, pois esta é diretamente ligada à higiene praticada por quem recebe as próteses dentárias. Dê uma olhada nas principais formas de tratamento através delas:

 

  • Metalocerâmica: são próteses com uma infraestrutura metálica sendo totalmente cobertas por cerâmica, garantindo alta resistência à mastigação sem esquecer da estética;
  • Facetas em porcelana: são pequenas capas desenvolvidas de cerâmica com fina espessura, que são acopladas às faces frontais dos dentes que ficam expostos quando sorrimos, para aperfeiçoar a aparência do sorriso;
  • Restaurações em porcelana pura: são próteses dentárias fixas com porcelana pura que não necessitam de nenhuma subestrutura metálica para dar firmeza e resistência ao material, conferindo resultados estéticos de altíssimo nível;
  • Próteses metal free: como o nome já diz, essas não utilizam metal e a sua estrutura interna é preenchida por materiais muito resistentes, como zircônia e aluminia, proporcionando melhorias significativas na estética, com alta durabilidade, translucidez e menor chance de surgimento de manchas cinzas nas gengivas;
  • Lentes de contato: são laminados ultrafinos (ainda mais do que as facetas de porcelana) com espessuras diminutas (de até 0,5mm) com o objetivo de modificar a forma e branquear os dentes recobrindo-os com mínima – às vezes, nenhuma – deterioração do esmalte dental.
  • Porcelana EMAX: A mais recente tecnologia aplicada à estética. O Sistema E-Max possibilita a construção de coroas unitárias, laminados, inlays, onlays e pontes fixas de três elementos, livres de metal, com qualidade superior e alta resistência. Sua superfície homogênea e alta resistência deixam a peça muito mais fácil de polir, favorecendo as propriedades naturais como a translucidez, luminosidade e difusão da luz em regiões de restaurações.

Por que as próteses dentárias são tão importantes para a Odontologia?

Descubra a relação das próteses dentárias com a missão da Odontologia

À primeira vista, as próteses dentárias podem parecer somente mais um elemento presente da Odontologia e nos cuidados com a higiene bucal. Porém não é bem assim! Você sabia que, segundo dados do IBGE, 50% da população adulta do Brasil tem 20 ou menos dentes funcionando na boca? E que entre os idosos esse percentual aumenta para 70%?

Você provavelmente ficou surpreso com esses dados. Talvez até esteja vasculhando a memória e contando quantos parentes você tem que não possuem alguns dentes. Mas o mais importante desta reflexão é ler a informação de outra maneira: mais de 50% dos brasileiros não tem o sorriso que merece.

É disso que queremos falar aqui. Lá no primeiro parágrafo deste artigo, na última linha, colocamos um trecho do juramento que os formandos em Odontologia de algumas faculdades realizam. Um outro trecho diz assim: “Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me forem confiados”. Pois o que é a vida, senão a procura pela felicidade? E quando nos vemos no caminho certo, o normal não é… Sorrir? Ninguém deveria ser privado deste direito.

Por isso as próteses dentárias são tão fundamentais. Em outra época, as chamadas “dentaduras” – hoje chamadas de próteses totais – eram objeto de desejo da maioria da população, que se conformava em chegar aos últimos anos de vida com pouco ou nenhum dente. Mas isso mudou! Infelizmente, ainda não o suficiente.

É preciso ter consciência que cada prótese, seja de um ou de todos os dentes, significa devolver a autoestima do paciente. E sentir vergonha do próprio sorriso não é exclusividade de nenhuma classe social, basta possuir algum problema, espaço evidente, e os olhares de reprovação ou bullying.

Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, nós temos orgulho de todos os atendimentos que deixaram essa falta de autoestima para trás através dos nossos tratamentos. E lembramos que todos merecem um sorriso bonito e completo.  Concordam?

Se ainda restaram outras dúvidas, sobre as Próteses Dentárias ou qualquer outro procedimento, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.