A utilização de aparelhos no tratamento dentário não é recente. Na verdade, é possível que ela tenha começado no Egito antigo!  O fato é que até pouco tempo, um paciente que precisava corrigir o alinhamento dos dentes precisaria de muitas idas ao dentista para regulagem de seu aparelho fixo. Com o Invisalign ®, esse tipo de tratamento dá lugar a uma sequência de placas, fabricadas a partir de um planejamento ortodôntico digital, sem braquetes ou fios metálicos. Neste artigo, vamos destacar seus benefícios.

Quais são os benefícios do aparelho Invisalign ®?

Os aparelhos ortodônticos Invisalign ® possuem diversos benefícios em relação aos aparelhos convencionais. Visualmente, eles são praticamente invisíveis, podendo ainda ser removidos pelo próprio paciente para as refeições, higiene bucal, limpeza das placas e atividades sociais e profissionais. Assim, o paciente não precisa se privar dos prazeres gastronômicos ou se incomodar com aquele brilho metálico.

Outro diferencial dos aparelhos Invisalign ® é que atuam estritamente sobre os dentes que precisam ser movimentados, evitando os movimentos indesejados, o que pode conferir maior rapidez, previsibilidade e segurança ao tratamento. Eles também não costuma atrapalhar a fala ou causar irritação na região, como aftas e feridas.

É válido destacar também a diminuição do tempo gasto na cadeira do dentista, já que não é necessário ficar muito tempo no consultório para fazer ajustes de força. O tempo de permanência nas consultas ortodônticas normalmente é menor do que o tempo necessário para as ativações dos aparelhos fixos.

 Como funciona o tratamento com placas Invisalign ®?

O tratamento com Invisalign ® aqui na Alexandre Derenzi Odontologia consiste no uso de alinhadores sequenciais transparentes e removíveis com diferentes ajustes em cada um deles, para que a movimentação dentária previamente definida pelo ortodontista seja feita progressivamente, por meio da troca sucessiva de placas. O tratamento se divide em algumas etapas:

  • Primeiramente, na etapa de planejamento é realizado um escaneamento direto das arcadas dentárias para ajudar a criar seu plano de tratamento, substituindo os tradicionais modelos de gesso, que usualmente traziam incômodo para o paciente;
  • Em seguida, um plano de tratamento 3D personalizado (Clincheck) é criado para que se possa visualizar a evolução do tratamento e o resultado estético / funcional das correções propostas. Além disso, o Clincheck permite estimar o tempo de tratamento, bem como saber a quantidade de placas alinhadoras necessárias para a correção. Nesse momento o ortodontista deve aplicar seu conhecimento para individualizar o tratamento, por meio de controles 3D. Uma vez aprovado, o Clincheck dá origem a fabricação dos alinhadores;
  • Depois de fabricado, o kit completo de alinhadores é enviado ao ortodontista, que realiza a entrega ao paciente. O kit contém um ou mais alinhadores Invisalign ®, que devem ser usados diariamente e trocados a cada 15 dias, podem sofrer pequenas variações  de tempo;
  • Ao final, serão necessárias contenções que proporcionarão a manutenção da posição dos dentes alcançada no final do tratamento.

É muito importante que você frequente as visitas ao seu ortodontista para que ele acompanhe o seu progresso e avance para novas séries de alinhadores. A troca regular é um dos pilares do tratamento com placas Invisalign ®.

Quem é mais indicado a usar os alinhadores Invisalign ®?

Atualmente, os alinhadores Invisalign ® são indicados para a maioria das correções ortodônticas em pacientes adultos. Portanto, está indicado para todos que querem ter a liberdade de corrigir os dentes, sem chamar a atenção, ou ter que restringir os prazeres da alimentação – especialmente cuja profissão não permite o uso de aparelhos fixos e encontram dificuldade de higienização.

Já para os mais jovens, oferecemos o Invisalign Teen que, além do alinhamento dentário, pode contemplar algumas das necessidades ortopédicas faciais comuns durante a fase do crescimento.

Em caso de outras dúvidas, sobre este ou qualquer outro procedimento, entre em contato com a gente e agende uma consulta! Aqui na Alexandre Derenzi Odontologia, seu sorriso é prioridade.