A saúde bucal é fundamental para quem quer garantir um sorriso bonito e os dentes perfeitos. Mas você sabia que ela vai além disso?

Poucas pessoas sabem é que através desse cuidado, outras áreas do corpo sofrem influência.

As bactérias e fungos encontrados na região bucal podem gerar uma grande dor de cabeça, por exemplo.

A má higienização da boca pode acarretar grandes problemas de saúde do corpo todo. Isso acontece, por exemplo, quando há alguma ferida em sua boca, pois elas são uma entrada para os fungos e bactérias e dessa forma eles conseguem atingir outras regiões por meio da corrente sanguínea, passando para outros órgãos e nesse caso, comprometem a saúde em geral.

A boca infeccionada pode trazer doenças pulmonares e cardíacas — além de complicar muito os quadros de quem tem diabetes.

O bruxismo, se não tratado, pode ocasionar dores de cabeça, dor na mandíbula, dor na face e até dor no ouvido.

Existem casos de HPV, que é uma DST, que causa verrugas nas regiões das genitálias e também na boca. Um dos meios de contágio da doença é pela mucosa bucal.

Isso significa que o vírus pode ser transmitido por meio de lesões na gengiva. Nem sempre a doença apresenta sintomas, fique sempre em alerta! Quando isso ocorre, em casos mais graves, pode ser desenvolvido câncer na boca ou na garganta.

Qualquer inflamação na boca precisa ser tratada, pois essa medida pode ocasionar lesões nas células, que podem ser irreversíveis com o passar do tempo. Se a infecção não for tratada, as células malignas podem continuar se multiplicando, ocasionando tumores ou lesões cancerígenas.

Uma coisa que quase ninguém sabe é que a falta de limpeza bucal também se relaciona com a gestação. As mulheres que sofrem com doenças na gengiva, apresentam uma chance maior de ter partos prematuros.

Hábitos diários saudáveis e checkup feito de acordo com a demanda do seu dentista, pode evitar muitas doenças. Entre em contato e agende uma visita!